IPVA imposto sobre veículos automotores

Todo mundo conhece o imposto sobre veículos automotores como IPVA, todo ano muita gente se pergunta qual o valor que pagarei no meu veiculo, vamos responder muitas perguntas, como pagar o IPVA em atraso e sobre a isenção com base na data de fabricação dos veículos.

Aqui você vai tirar suas principais duvidas e ficar por dentro das principais informações sobre o imposto e saber onde vai o arrecadação desse tributo.

IPVA onde é investido

O IPVA é um imposto obrigatório para todo veiculo que tenha registro com exceção para alguns que recebem isenção de pagamento, mais em geral é obrigatório o pagamento, no caso de atraso mesmo que por um único dia o veiculo esta sujeito a multa e até apreensão do veiculo, por isso mantenha sempre o pagamento em dia.

A arrecadação com o IPVA 2019 vai para metade para cada estado e outra metade para onde o veiculo esta registrado, pois sua arrecadação é investido em melhorias no transito, pois a cada ano que passa as estradas precisam de pavimentação e ajustes de sinalização e outras coisas com investimento.

O valor do IPVA depende muito de cada estado e da categoria do veiculo, pois são divididos em categorias como automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus.

Consulta do IPVA 2019

Muita gente sempre faz o pagamento do IPVA com auxilio de um despachante que prestam esse serviço e cobram uma taxa para isso, o que muita gente não sabe que é possível fazer consulta para saber o valor a ser pago e até fazer o pagamento, tudo através da internet, sem pagar taxas a terceiros e economizar uma grana.

Arrecadação do IPVA 2019 tem 2 órgãos que podem ser responsáveis, depende de cada estado, pode ser o Detran e a Secretaria de Fazendo do Distrito Federal, acessando os sites oficiais você poderá fazer a consulta sobre o valor do imposto automotor, facilmente apenas informando o RENAVAN e a placa do veiculo.

Pagamento IPVA 2019

Como falamos a porcentagem sobre o IPVA varia muito de um estado para outro, pois também os preços são cobrados no preço atual do veiculo com base na tabela FIPE, em muitos estados é oferecido um bom desconto para pagamento a vista em cota unica para incentivar o pagamento e aumentar arrecadação.

Você pode pagar o IPVA anual em até 3 parcelas, claro que as datas são estipuladas por cada estado para não ter atraso, no pagamento e seu veiculo não sofrer penalizações.

No estado de goias o IPVA GO 2019 a porcentagem cobrada é de 3,75%. Ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga têm alíquota de 1,25%;

IPVA do Carro Roubado

O IPVA atrasado você pode ter problemas com autoridades, pois você terá que pagar ainda mais caro com multa e tarifa pelo atraso, mais assim poderá pagar através de uma segunda via onde poderá imprimir no site oficial do Detran

A mora que se aplica no atraso é em torno de 20% do valor do seu IPVA + taxa de 1% ao mês.

Isenção IPVA 2019

Muitos veículos antigos ganham isenção de imposto, são os estados que decidem o ano que o veiculo ganha a isenção do imposto, em alguns estados veículos com mais de 20 anos ganham isenção, mais consulte o seu estado para saber mais informações.

Veja os veículos que podem ganhar isenção de IPVA.

  • Veículos de entidades filantrópicas devidamente registrados;
  • Veículos adaptados a portadores de deficiência física ou deficiência visual;
  • Veículos oficiais (federais estaduais e municipais);
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação (Pode variar entre 10 e 20 anos dependendo do estado);
  • Veículos de aluguel, reboques e similares;
  • Veículos de instituições religiosas de qualquer culto;
  • Veículos furtados ou extorquidos;
  • Veículos de embaixada e consulado.
  • Tabela IPVA 2019

    Muitas pessoas não sabem a data de pagamento do seu IPVA, pois a vantagem de saber antecipadamente a data de pagamento é que você se prepara financeiramente para o pagamento, pois não é tão barato assim, as datas variam de acordo com o ultimo numero da placa do seu veiculo e , vamos pegar como exemplo o Tabela IPVA 2019 BA, porque podem variar a data dependendo de cada estado.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *